Manchas no rosto – Como prevenir

A pele ou, como é internacionalmente chamada, a “cútis” é o maior órgão do corpo humano e constitui cerca de 15% do peso corporal.

A pele apresenta três camadas: a “Epiderme”, a “Derme” e outra mais distinta, a “Hipoderme”. Essas três camadas em conjunto são responsáveis por funções muito importantes, tais como a proteção do corpo contra o calor, luz e infecções. É responsável também pelo controle da temperatura corpórea, pela reserva de água, gordura e vitaminas.

Como remover manchas

Como remover manchas

A pele é ainda responsável por abrigar as terminações nervosas responsáveis por um dos cinco sentidos presentes no homem, o TATO.

Sua cor

Embora possa apresentar diferentes pigmentações em diferentes grupos étnicos, a pele é praticamente idêntica em todos os indivíduos. Sua tonalidade tem origem nos melanócitos, células responsáveis pela produção da melanina, que podem produzir mais, tonalizando uma pele mais escura, ou menos, deixando a pele mais clara. Manchas de pele são comuns em pessoas que abusam do sol, pois excita a produção de melanina.

A melanina, um conjunto de proteínas existentes no reino animal, vegetal e protista, tem como principal função a de pigmentação da queratina encontrada em diversos lugares do corpo humano, como pele, cabelo e unhas. Na pele, ela ainda desenvolve outra função importante, a de proteção contra os raios ultravioletas.

Manchas na pele

Um dos problemas mais comuns enfrentados pelas pessoas com o passar da idade é o aparecimento de manchas na pele. Essas manchas são causadas pelo mal equilíbrio da alimentação, e podem ser amenizadas com o consumo de Oxinova. Porém outra causa comum para as manchas é a exposição excessiva ao sol. Por isso, o uso de protetores solares pode ser uma boa saída para evitar o aparecimento dessas manchas. Também procure usar cremes com proteção solar, que podem ajudar retardar o aparecimento de problema na pele

Resistência e bronzeamento

Podemos então concluir que os indivíduos de pele mais escura possuem mais proteção contra os males causados à exposição do sol em relação aos indivíduos de pele mais clara. A exposição exagerada e sem proteção pode causar manchas no rosto. Quanto maior a exposição ao sol, maior será a produção de melanina, o que resultará no bronzeamento da pele.

Bronzeamento da pele

Bronzeamento da pele

Para manter sua pele saudável, proteção e esfoliação da pele é recomendada. Uma esfoliação do rosto fará você se sentir uma pessoa rejuvenescida!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *